Página Inicial Notícias do Mundo USP disponibiliza livro sobre relações entre Brasil e Oriente Médio

USP disponibiliza livro sobre relações entre Brasil e Oriente Médio

0
0

Em um momento de elevadas expectativas sobre o futuro das relações entre o Brasil com o Oriente Médio, devido à esperada reorientação da política externa sob o governo de Jair Bolsonaro, a USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza para download o livro “Brasil e Oriente Médio: o poder da sociedade civil”.

A obra, publicada pelo Instituto de Relações Internacionais da USP, é uma coletânea de artigos acadêmicos escritos por especialistas na região. Os organizadores da edição são os professores Álvaro Vasconcelos, Arlene Clemesha e Feliciano de Sá Guimarães.

“O Brasil pode e deve ter uma presença mais ativa e coerente no Oriente Médio e é a sua sociedade civil que tem melhores condições e capacidades para desempenhar esse papel”, diz a sinopse do livro.

“As relações entre o Brasil e os países árabes mais do que serem vistas numa perspectiva bilateral, devem inserir-se numa lógica de procura de criação de um espaço público mundial.”

Um dos artigos, escrito por Hussein Kalout, secretário-especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo de Michel Temer e ex-colunista da Folha, analisa as perspectivas de transição democrática no mundo árabe.

Outro texto, de Álvaro Vasconcelos, pesquisador ligado à Universidade de Coimbra, argumenta que a imagem positiva do Brasil em países do Oriente Médio favorece iniciativas de cooperação internacional encabeçadas pela sociedade civil.

O livro pode ser acessado aqui.

(0)