Página Inicial Tecnologia Ué? Tela preta gasta menos bateria, mas Google pressiona por apps brancos
0

Ué? Tela preta gasta menos bateria, mas Google pressiona por apps brancos

0
0
  • false

Você provavelmente só desconfiava, mas agora o Google confirmou por A mais B: tela preta exige bem menos bateria do seu Android. Só que, nos últimos anos, a empresa tem pressionado desenvolvedores a criar aplicativos que usem… cores mais claras, como o branco.

A forma como o desing de serviços conectados afeta a autonomia energética de smartphones que rodam o sistema operacional foi um dos temas do Android Dev Summit, evento do Google para criadores de aplicativos realizado nesta semana.

VEJA TAMBÉM:

Durante a apresentação, a empresa mostrou diversos slides. Um deles comparava o gasto energético para várias cores quando o brilho está no máximo. O gráfico não trazia números absolutos, apenas aproximações. Ainda assim, é possível concluir que o consumo quando se opta por telas brancas é mais de três vezes maior quando se escolhe tela preta. As telas brancas gastam mais de 300 miliampère, enquanto as prestam gastam menos de 100 miliampère.

O Google mostrou ainda que o celular gasta mais bateria conforme a cor exibida na tela. Tons mais claros drenam mais energia.

Isso ocorre porque os pixels da tela precisam de menos energia quando estão em áreas pretas da tela. Quando a tela mostra áreas de “preto puro”, e os pixels estão “apagados”, o consumo de energia é quase zero.

Arte UOL

Já parou para pensar como funciona? Entenda a tecnologia por trás das coisas do nosso dia a dia!

Leia mais

Apesar de liberar agora dados que mostrem como as cores mostradas na tela interferem no gasto da bateria, o Google tem incentivado desenvolvedores a adotar tons mais claros em seus aplicativos.

Desde 2014, quando passou a implantar o Material Design, uma nova perspectiva de design para seus aplicativos, o Google definiu o branco como a cor do Android. Tanto é que, durante a apresentação, a empresa admitiu o equívoco.

Um dos slides dizia:

Advinhe que cor nós estamos pressionando você a usar…

Em seu site sobre o Material Design, o Google sugere que a cor primária, do plano de fundo e da superfície dos aplicativos seja o branco.

(0)